8 de abril de 2014

RS: Exército treina para atuar na Copa

Militares fazem treinamento no RS para atuação na Copa do Mundo
Grupo parte para a missão em Porto Alegre na primeira semana de junho.
Homens também são preparados para lidar com manifestações.
Soldados treinam em Santa Cruz do Sul (reprodução: RBS TV)

Do G1 RS
A Copa do Mundo no Rio Grande do Sul vai ganhar o reforço de 2,7 mil militares para a segurança, segundo o comando do Exército. O treinamento prepara os participantes para situações parecidas com as enfrentadas pela polícia militar no dia a dia. O grupo parte para a missão na primeira semana de junho.
Em Santa Cruz do Sul, cerca de 350 militares participam do treinamento, que começa em sala de aula e tem diversos exercícios práticos. A ideia é se preparar para fazer a segurança de estruturas estratégicas, como subestações de energia e de fornecimento de água na capital. eles também devem fazer a escolta de autoridades e seleções de outros países.
“Somente se formos acionados é que iremos atuar em apoio aos órgãos de segurança públicos”, explica o tenente-coronel Roberto Glicério, comandante da 7º Batalhão de Infantaria Blindado.
Os homens que vão à capital também são preparados para lidar com manifestações. Armas de contenção de atos violentos e equipamentos de proteção específicos para confronto com multidão também fazem parte da bagagem.
A tecnologia também é uma aliada durante a Copa do Mundo. Câmeras instaladas nos capacetes e nas armas registram toda a atividade. As imagens podem ser usadas pelo Exército como prova das ações militares. Garantir a segurança da população durante o evento foi o que atraiu o cabo Anderson de Assis, um dos voluntários da operação.
“Como eu quero seguir carreira na Brigada Militar, vai servir de experiência para mim, experiência de vida”, diz o cabo.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics